Um convite para louvar a Deus
Escrita em 29/06/04 às 13:04 por Douglas Spurlock
Adoração Por Douglas Spurlock

(Efésios 1.1-14)
Por que não preparar um culto neste mês, estruturado à base destes sete motivos de louvor que iremos mencionar
a seguir? Assim fazendo, não estaremos somente pregando sobre o louvor, mas juntamente com o povo de Deus, estaremos louvando a Deus pelo que Ele fez.

O livro da Bíblia que chamamos a "Carta aos Efésios", Paulo realmente escreveu para várias igrejas da Ásia, para as quais Éfeso era o centro regional. É a única carta escrita por Paulo sem intenções de corrigir algum problema na igreja. Por isso, Paulo nos fala mais sobre as características que Deus planejou para a igreja em vez de corrigir seus erros. Como resultado, Efésios é considerada como a jóia mais preciosa dos pensamentos de Paulo: o ponto alto da doutrina da igreja e vida cristã. O tema desta carta é: "Deus tem um plano maravilhoso - unir todos os homens da terra em Cristo, através da Igreja". Os primeiros três capítulos tratam da doutrina do grande e glorioso plano de Deus: a Igreja de Jesus Cristo. Os outros três capítulos tratam da aplicação desta doutrina da Igreja: como a Igreja e o cristão individual devem funcionar. Paulo, ao pregar, primeiro, explicava as verdades de Deus e depois, as aplicava. Deste modo pode servir de exemplo para nós como pregadores.

Analisemos mais de perto Efésios 1.1-14 (leia na sua Bíblia este trecho).

Paulo começa sua carta, declarando-se como apóstolo, um servo mandado para uma tarefa especial pelo mestre. Por isso, tudo o que ele diz tem a autoridade do mestre, quer dizer, ele fala com a autoridade de Jesus Cristo. Paulo envia saudações para os santos e fiéis em Cristo. A palavra "santos" refere-se à posição dos crentes: já pertencem a Deus que os capacitou a viver em comunhão com ele agora nesta vida. A palavra "fiéis" refere-se ao seu comprometimento para com o Senhor. A saudação "Graça e paz!" se usava no tradicional grego e hebraico como uma simples saudação, assim como o nosso "tudo bem?". Acontece que também são as palavras-chaves do Evangelho. "Graça" significa o dom de Deus dado ao homem na Salvação; e "paz", tudo que inclui o bem-estar da vida espiritual, que é um resultado do Evangelho.

Versículos 3-14 compõe na realidade um longo trecho, pois Paulo não pode parar de descrever o maravilhoso e glorioso plano traçado por Deus, o qual é fazer do homem possessão de Deus em comunidade com ele e com os outros. Ele nos chama quatro vezes, para juntos com ele, louvar a Deus em exultação da Sua graça gloriosa.

A seguir os sete motivos de louvor a Deus, dadas por Paulo:

1)  v.3b - Deus nos tem dado todas as bençãos espirituais

Bençãos espirituais são as atividades de Deus, resultando para nosso benefício; elas são espirituais porque Deus as está dirigindo ao bem-estar da nossa vida espiritual. Elas significam o dom da Salvação e do Espírito Santo, a paz em nossos corações, o conforto quando nós o precisamos, o estímulo quando nós precisamos fazer uma tarefa. Ele nos tem dado tudo quanto precisamos (2Pe 1.3-4). "Nos lugares celestiais" significa que essas bençãos vêm diretamente de Deus e não podem nunca ser mudadas, não importa a situação em que nos encontramos aqui na Terra. As bençãos d'Ele nunca serão mudadas, nós não seremos esquecidos, porque Deus nunca muda nem esquece de agir para o bem do povo dele.

2)  v.4 - Deus nos escolheu antes da fundação do mundo

Nossa seleção para sermos do povo de Deus tem sua base na eternidade: na decisão de Deus de nos trazer dentro do exultante relacionamento da família d'Ele , através de Jesus. Uma vez que fomos selecionados, somos especiais por isso temos tarefas especiais e responsabilidades que são: andarmos em amor diante de Deus, andarmos em santidade e sermos irrepreensíveis. Lembre-se! Nossa seleção não é um motivo de orgulho, porque nós nada fazemos para merecê-la. Nossa seleção é antes um convite para louvar a Deus com alegria.

3)  v.5 - Deus nos adotou como parte da sua família

Temos agora uma nova posição na vida! Somos filhos de Deus (Jo 1.12) e como filhos dEle temos parte da sua herança (Ef 1.14).

4)  v.7-8 - Deus nos redimiu

Redimir significa ser liberto duma penalidade, ser livre de uma situação difícil. Um bom exemplo é o escravo que é comprado por um homem misericordioso com a única intenção de libertá-lo. Um exemplo bíblico é a libertação de Israel do Egito. Nestes versículos Paulo está dizendo que Deus nos livrou da penalidade dos nossos pecados. Quer dizer, ele perdoa os nossos pecados, lança fora, e os bane em vez de relembrá-los.

5)  v.9-10  - Deus  nos  confia o  Seu propósito para o mundo

Deus, em sua sinceridade para com o Seu povo, Se abre a nós e nos deixa saber a grande finalidade do Seu propósito de harmonizar o mundo dos homens e dos anjos abalados e quebrantados, trazendo-os todos sob o senhorio de Jesus Cristo (Fl 2.9-11).

6)  v.11  - Deus nos fez Seu povo especial

Nós somos herança de Deus, Seu tesouro especial (Ef 1.18; Dt 32.9). Ele tem prazer em nós. Deus nos amou tão encantadoramente, que nos motiva a louvá-Lo mais e mais.

7)  v.13-14  - Ele  nos dá o Espírito Santo agora como um antegozo do futuro

Paulo descreve o Espírito Santo como o depósito que Deus nos dá agora, garantindo que Ele efetuará pagamento total. Dar-nos-á todas as alegrias de comunhão eterna com Ele no céu, ao completar Seu plano para nossas vidas.

A presença do  Espírito Santo nas nossas vidas é um dom muito prático de Deus. Através d'Ele, Deus nos dá alegria, nos ajuda a entender a Bíblia e a orar e facilita nossa comunhão com outros irmãos. Estas são as provas presentes de que Deus cumprirá com todas  as Suas promessas  no  futuro.

Paulo nos convida a louvarmos a Deus e nos dá essas sete boas razões para nos ajudar a louvá-Lo melhor no nosso culto.

Notícias e comentários por: Rede Sepal
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.