Louvor
Escrita em 21/06/04 às 12:09 por Marconi_Pinheiro
Adoração O que significa Louvor?
Qual é o meu entendimento de "louvor"?
Louvor é expressão de gratidão.
Louvor é elogio.
Louvor é expressão de amor.
Utimamente tenho ouvido que o louvor é mais importante do que a própria mensagem, que deve estar em primeiro lugar na vida do cristão, que é eterno, que a palavra passa mas o louvor permanece e por aí vai...

O que me assusta é que estas palavras tem saído do corpo diaconal da igreja e parte dos músicos. Não sei quantos compartilham desta idéia.
     Salmos 119.7 nos declara: "Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido as tuas retas ordenanças." E 1 Corintios 14:15 "Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também com entendimento; cantarei com espírito, mas também com o entendimento."
     Precisamos cantar e entender o que cantamos. As canções visam edificar não apenas a si próprio, mas a outros. O livro de Salmos como básico nos mostra isso. Ele nos edifica. Ele visa edificação. Colossenses 3.16 "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais,louvando a Deus com gratidão em vossos corações." e ainda 1 Coríntios 14.26 "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmos, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem imterpretação. Faça-se tudo para a edificação." As canções falam de Jesus Cristo, Lucas 24.44 "Depois lhes disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." Para edificar é preciso estar em edificação, ou seja num processo de aperfeiçoamento.
    Isto implica que:
         1. Para louvar "não o louvor secular, pois qualquer um pode louvar, visto que louvar é elogiar" é preciso conhecer, buscar entender.
         2. Para conhecer é preciso buscar intimidade.
         3. Para ter intimidade é preciso estar perto. Estar perto aqui não quer dizer próximo, mas entender as palavras compreender os designos do coração.
         4. Quando se entende as palavras e compreende os designos do coração ocorre a praxidadeteologica requerida em Isaias 1.

           Quando se diz:
Cantar com entendimento ou louvar com entendimento. Estou dizendo que o louvor bíblico é que é o louvor a Deus. Que nenhum louvor nasce fora da Palavra, se queremos oferecê-lo a Deus.
Qualquer um pode louvar "elogiar" quem quer que seja. A música é usada para isso. O elogio a Deus não é como o secular. Há critérios. E estes critérios só podem ser encontrados na Palavra.
         Com isso podemos dizer:
  Que o louvor não está em primeiro lugar na vida do cristão.
  Não é mais importante que a mensagem, pois a mensagem é a Palavra.
  Porque o louvor nasce da Palavra e não a Palavra do louvor.
  A Palavra sempre existirá e não depende do louvor.
  É a mensagem da Palavra que produz o arrependimento, Romanos 10.14,17 "Como pois invocarão aquele a quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?", "Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.".
A Palavra é Jesus como declara João.
A Palavra é eterna como declara João.
A Palavra se fez carne como declara João.
A Palavra habitou entre nós como declara João.
Para louvar a Deus é preciso ser um adorador nos declara João 4.23 e 24. Adoração é estilo de vida. E estilo de vida só se pode obter através da Palavra. (Hb 4.12; 1Pe 1.23) sejamos adoradores antes de apresentarmos o nosso louvor.
Louvor é: elogiar, expressão de gratidão, de amor.
E eu elogio a Deus de varias formas: nos dizimos e ofertas porque eu o amo. Nas cnções porque eu o amo. Na dança porque eu o amo. Porque Ele morreu e ressucitou. Porque Ele me amou primeiro. Porque me deu a salvação. Porque Ele se deu a conhecer pela Palavra.
Louvado seja Deus; porque pela Palavra sou levado a louvar de forma santa, pura e perfeita.

Pr. Marconi Sousa Pinheiro

Comentários neste assunto:
 
 Cristãos fora da visão!
Escrita em 23/06/04 às 15:17 por Débora e Daniel
Os Cristãos contemporaneos não se importam com a palavra a ser pregada,ha também aqueles que participam do louvor e vão embora,e não comem do alimento que é a palavra(se esquecem que saco vazio não para em pé)

Débora Moraes (16 anos)
Daniel Zamboni (14 anos)

Notícias e comentários por: Rede Sepal
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.