41º Encontro Sepal

Jeremias pereira

Jeremias é bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, em Campinas (SP). Foi consagrado pastor em 1979 é escritor e conferencista. Pastoreou a 4ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (1979-1981) e desde 1982 é pastor na 8ª Igreja Presbiteriana. É membro do conselho fiscal da Compassion Brasil e da Aliança Evangélica Brasileira.

41º Encontro Sepal

Jaime kemp

Dr. Jaime Kemp é norte americano. Proveniente da Califórnia formou-se no Western Seminary - Portland, Oregon, e na Universidade Biola – Califórnia, onde também recebeu o doutorado em “Ministério da Família”.

Em setembro de 1965 casou-se com Judith. Um ano e meio depois, em 1967, vieram para o Brasil como missionários da Sepal. Iniciaram um grande trabalho de orientação à juventude brasileira, fundando a missão “VENCEDORES POR CRISTO”.

Saindo da Sepal, em 1998, Jaime Kemp fundou oficialmente a Sociedade Religiosa Lar Cristão.

41º Encontro Sepal

Carlos Catito

Psicólogo clínico com especialização em Terapia Familiar Sistêmica, professor e coordenador dos cursos de especialização em Terapia Familiar Sistêmica e de Aconselhamento Pastoral Familiar da Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família – EIRENE do Brasil, em parceria com a FLT (Faculdade Luterana de Teologia – São Bento do Sul/SC) e também do curso de pós-graduação em Dependência Química e Comunidade Terapêutica na mesma faculdade.

Tem vários livros publicados, além de artigos científicos em periódicos especializados. É articulista da Revista Ultimato, juntamente com sua esposa, Dagmar.

41º Encontro Sepal

Jorge nishimura

Nishimura fundou há 19 anos a Universidade da Família, é atualmente o presidente da entidade que oferece 20 cursos por meio de quatro organizações parceiras: Family Foundation International, Growing Families International, Crown Financial Ministries e o Christian Men’s Network.

41º Encontro Sepal

Masao Suguihara

O Pr. Massao Suguihara foi Pastor Sênior da Igreja Evangélica Holiness na cidade de Pompéia (interior de São Paulo) por mais de 20 anos. Desenvolveu seu ministério juntamente com a Universidade da Família, abençoando muitas famílias por todo o país.

Atualmente é missionário da Igreja Evangélica Holiness do Brasil, iniciando uma nova igreja chamada "Comunidade Adoração & Adoradores".

Trabalha há mais de 25 anos no ministério de Louvor e Adoração. É o líder do Ministério Adoração & Adoradores. Organizou e promoveu diversos eventos interdenominacionais, contribuindo através das artes, louvor e adoração, na edificação do Corpo de Cristo.

Hoje o Pr Massao faz parte do Conselho da Universidade da Família e do Instituto Canzion, tendo um grande relacionamento com esses ministérios.

41º Encontro Sepal

Edméia Williams

Graduada do Instituto Haggai em Cingapura, 1990, nasceu em Santarém, interior do Pará. É tradutora de Inglês para a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e presidente do Ministério Atos 29. Fundou e preside o projeto social “A Casa de Maria e Marta", que existe há 14 anos para crianças carentes no morro Dona Marta, Botafogo, RJ.

41º Encontro Sepal

Russell P. Shedd

É Ph.D., em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Fundou a Edições Vida Nova há 45 anos; atualmente é consultor da Shedd Publicações. Faz parte da Missão Batista Conservadora no Sul do Brasil e há várias décadas trabalha no Brasil. Lecionou na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

É autor de vários livros publicados por Edições Vida Nova e Shedd Publicações. É casado com Patrícia há 50 anos; tem 5 filhos e 13 netos.

41º Encontro Sepal

Marcos Botelho

Fez bacharel e pós graduação em Teologia Urbana na FLAM (Faculdade Latino americana de Teologia Integral); fundador dos ministérios JVnaEstrada e Terra dos Palhaços. Hoje é professor na FLAM em Ministério com Juventude e Hermenêutica, pastor da Igreja Presbiteriana em Alphavile, criador dos Vlogs LU&TERO e COLAGEM e autor do livro “Vida Cristã Fora da Caixa” pela editora Ultimato.

41º Encontro Sepal

Neil Barreto

Pastor presidente da Igreja Batista Betânia, que fica em Sulacap na capital do Rio de Janeiro há 21 anos.(www.ibbetania.com)


Casado com a Pra. Andréa Leal Barreto há 25 anos. É graduado em Teologia e Filosofia e pós-graduado em terapia humanista-existencial, terapia de casais e família.


Seu ministério composto por um colegiado de 11 pastores conduz um rebanho de quase 3 mil pessoas.



41º Encontro Sepal

João Helder

Formado em agronomia e com pós-graduação em agricultura tropical e mestrado em administração de empresas, João Helder teve na Visão Mundial o seu primeiro emprego – começou como assessor de desenvolvimento rural no sertão nordestino em 1985, aos 19 anos de idade.


Após um ano, saiu da organização para concluir os estudos, Em 1988, voltou para a Visão Mundial e assumiu a supervisão do semiárido. Desde então, passou por vários cargos na VM Brasil, África, América Latina e Caribe, para então assumir a diretoria nacional.



41º Encontro Sepal

Esther Carrenho

Esther Carrenho é psicóloga clinica, autora, palestrante, facilitadora de grupos de crescimento e integração, além de grupos de casais. Estudou teologia na Faculdade Batista de Teologia em São Paulo.



41º Encontro Sepal

Sergio e Magali Leoto

Sérgio e Magali Leoto atuam em comunidades de todas as denominações desde 1975. Trabalham com adolescentes, jovens, casais e família ministrando treinamento, ensino, liderança, aconselhamento, evangelização e música.


O Pr. Sérgio Leoto é formado em Teologia, pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e bacharel em Arquitetura. Magali é formada em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e em Educação Artística pela Faculdade Sta. Marcelina. É também psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -SP.


Os Leotos são membros da Igreja Batista da Água Branca, na capital paulista e estão casados desde 1982.



41º Encontro Sepal

Caio Batista

Pastor da IPI Morumbi (Projeto Morumbi) - Sorocaba, casado com a Aline, com quem tem três filhos: Théo, Luca e Enzo (Portador de uma rara síndrome).


Formado pelo Seminário Teológico da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, tem desenvolvido trabalhos na área de plantação de igrejas urbanas.


Presidente da Associação Crianças de Belém entidade que atende vítimas da Aids e vice-presidente da Associação Refúgio que atende crianças e adolescentes em situação de risco. Juntamente com a sua esposa coordena uma Rede de apoio e cuidado a pais de crianças atendidas em Home-care.

41º Encontro Sepal

Virgínia Martin

Virgínia Martin é bacharel em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial. Ganhou três prêmios na categoria Mídia Cristã, concedidos pela Associação de Editores Cristãos (Asec).


Publicou o livro "Divorciados, curados e bem humorados" (Editora Fôlego) e possui um trabalho na área de sós e de separados, com aconselhamento e palestras.

41º Encontro Sepal

Erní Seibert

Doutor em Ciências da Religião, mestre em Teologia e com MBA em Marketing de Serviços, é autor de quatro livros. Tem ainda trabalhos publicados em várias revistas especializados em Teologia e Ciências da Religião, tanto no Brasil como no exterior. É secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil e diretor do Museu da Bíblia de São Paulo e do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro.

41º Encontro Sepal

Osmar Ludovico

Diretor e mentor espiritual, casado com Isabelle Ludovico da Silva.


Autodidata, estudou Seminário Palavra da Vida, e com John Stott em Londres e Hans Burki em Zurique.


Autor do livro Meditatio publicado pela Editora Mundo Cristão e colunista da Revista Cristianismo Hoje.


Dirige cursos de espiritualidade e meditação cristã.

PRELETORES