A RAZÃO

Uma Igreja chamada família

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2:19)

Dentre as várias analogias que a Bíblia usa para referir-se à Igreja, talvez a que mais se aproxime da essência de sua natureza é aquela que a compara à família.

A família de Deus é a expressão de uma comunhão encontrada originalmente na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e, portanto, a melhor evidência da vida vivida sob o signo do Reino. As categorias de relacionamento que encontramos nos arranjos familiares também estão presentes no contexto da comunidade de fé:

‘Filhos na fé’; ‘pais e mães espirituais’, ‘irmãos em Cristo’, ‘filhos por adoção’, são expressões que nos soam bem familiares e delimitam o ambiente para a vivência da comunhão com Deus e na Igreja.

Compreendemos assim, que a Igreja de Cristo oferece as referências de saúde plena para os relacionamentos humanos. Os valores de justiça, paz e alegria, marcas do Reino de Deus (Rm 14:17), precisam estar presentes mais densamente na vida da Igreja, transbordando para os relacionamentos familiares e, de lá, permeando toda a sociedade. A Igreja é uma comunidade de transformados pela ação graciosa do Espírito Santo de Deus, que evidenciará suas crenças e valores em todas as suas expressões missionais.

A Igreja na família e na sociedade: ambientes férteis de manifestação da glória de Deus.